terça-feira, 20 de março de 2012

Espaço Geográfico : Meio Natural, Meio Técnico, Meio Técnico-científico-informacional

As sociedades humanas sempre tentaram retirar da natureza os recursos de que precisavam. Ni início, esse espaço era caracterizado como sendo um meio natural, isto é, sem grandes transformações na naureza selvagem. Isso começou a mudar há uns 11 mil anos atrás, quando o homem, utilizando-se de novas técnicas, começou a construir abrigos, vestir-se, criar animais, cultivar alimentos, proteger-se do clima e de animais, etc.

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, as técnicas evoluíram de tal maneira que passou a ser possível falar-se em meio técnico. Um espaço cada vez mais transformado pela engenhosidade humana.

Criou-se uma infinidade de objetos geográficos inéditos: hidroelétricas, fábricas, fazendas modernas, portos, rodovias, ferrovias, cidades, entre outros.
Com a ajuda do trem movido à vapor, o comércio e os deslocamentos se faziam cada vez mais rápidos. Os diversos lugares se especializam, ou seja, cada uma produz determinados produtos, que são comercializados cada vez mais longe.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), houve a formação do meio técnico-científico-informacional. Nele, o meio natural e o meio técnico cedem lugar à um meio cada vez mais cientificizado, onde a artificialidade se espalha para além das cidades.

Atualmente, o campo utiliza uma série de técnologias (máquinas, tratores, sementes, pesticidas, etc.) que o distanciam cada vez mais da natureza.

Um comentário: