segunda-feira, 19 de março de 2012

Fronteiras: As Divisões da Humanidade

Talvez uma das imagens que mais chamam a atenção de quem estuda Geografia seja a do mapa-mundi representando as fronteiras políticas dos 193 países.
Fonte: guiageo-mapas.com

Quando comparamos este mapa, que já está desatualizado, pois falta o Sudão do Sul (criado em 2011), com os mapas de 20 ou 30 anos atrás, percebemos o quão diferente o mundo está após o surgimento de algumas dezenas de países.
Entre estes países podemos incluir a Rússia, a Macedônia, a Croácia, o Cazaquistão, a Ucrânia, o Timor-leste, entre muitos outros jovens países.
Essas divisões, no entanto, não são imutáveis. Ao contrário dos mapas de relevo ou de clima, seria muito difícil percebemos alterações tão rápidas quanto os que podem ocorrer com relação às fronteiras políticas.
As linhas que separam os países chamam-se fronteiras. Elas indicam os locais onde um país começa e termina. As fronteiras são o resultado momentâneo dos diferentes interesses políticos, econômicos e culturais existentes nas sociedades. Quando novos interesses surgem, as fronteiras, via de regra, mudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário