quinta-feira, 29 de março de 2012

As Diferenças Estão Além das Fronteiras

Quando perguntamos à algumas pessoas qual o seu país de origem elas poderão responder Brasil, Itália, Argentina, Estados Unidos, Espanha, etc. Podemos localizar cada um desses países em um mapa, porém, cabe perguntar: Será que todas as pessoas que habitam o interior desses países são iguais?
Vamos pensar no nosso país: os gaúchos se consideram muito diferentes dos pernambucanos que, por sua vez, se consideram muito diferentes dos cariocas, e assim por diante. O mesmo acontece em muitos outros países, como as diferenças entre o norte e o sul da Itália; ou entre os estadunidenses do Texas, de Nova York, da Flórida, etc... Sempre haverá inúmeras diferenças entre as populações de um mesmo país (sotaque ou mesmo idioma, vestimentas, alimentação, etc.).
Mesmo em espaços reduzidos, como uma cidade, podemos encontrar diferenças entre pessoas que moram em bairros diferentes como, por exemplo, bairros que concentram pessoas muito ricas ou muito pobres; ou bairros que concentram pessoas de etnias diferentes (guetos).
Ainda assim, as pessoas que moram próximas, no mesmo bairro, são diferentes entre si: homens e mulheres, brancos e negros, baixos e altos, crianças e velhos, e assim por diante, ou seja, cada pessoa é única e está inserida na humanidade de maneira única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário