terça-feira, 10 de abril de 2012
Espaço Geográfico e Globalização
A maior preocupação da Geografia são as modificações que o homem realiza no espaço, criando e recriando o espaço geográfico.
O homem reelabora os elementos da natureza ao, por exemplo, fabricar plástico a partir do petróleo, represar rios, construir as cidades, inventando novos meios de transporte como aviões velozes que encurtam as distâncias. O espaço geográfico é, portanto, mais do que o espaço de morada do ser humano, mas a realidade construída a cada maomento.
Tudo o que o homem cria e recria está, no mundo inteiro, cada vez mais unido, em virtude do desenvolvimento de novos meios de transporte e de comunicação.
Atualmente, quase a totalidade dos habitantes do planeta, estão reunidos na mesma sociedade, embora diversa e desigual. Não há um único país ou povo que não dependa dos demais para a satisfação de alguma de suas necessidades.
Guerras, catástrofes naturais, novas tecnologias, recursos naturais, crescimento ou recessão econômica, que ocorram em algum lugar do mundo irá repercutir no mundo inteiro.
Espaço Geográfico e História
A capacidade transformadora do ser humano deu um enorme salto após a Revolução Industrial no final do século XVIII. Os homens, sob a égide do capitalismo, criam e recriam o espaço geográfico a partir da natureza. O espaço natural foi sendo transformado em paisagens cada vez mais artificiais: indústrias, áreas de mineração, cidades, cultivos agrícolas, pastos, reflorestamentos, estabelecimentos comerciais diversos, estradas, portos, aeroportos, canais, barragens, etc. Praticamente já não há mais lugares que não sofreram transformações.
Para entendermos essas transformações na paisagem temos que recorrer à história. Os processos de industrialização, urbanização, a distribuição dos recursos naturais e humanos, a modernização, a produção, a evolução demográfica, os impactos ambientais, etc., não ocorrem apenas no espaço, mas no tempo.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
A Forma da Terra
O nosso planeta possui um formato arredondado, quase esférico, sendo levemente achatado nos pólos.
A Comprovação de que a Terra é redonda se deu a quase 500 anos, quando a expedição do navegador português Fernão de Magalhães, navegou, contornando os continentes, sempre em direção ao oeste, terminando no mesmo lugar em que começou, portanto, foram os primeiros a circunavegar o planeta.
A Circunavegação - Imagem retirada de http://estreladalvacabofrio.blogspot.com.br/2011/09/fernando-de-magalhaes-grandes.html
A Terra no Sistem Solar
Terra vista do espaço - imagem retirada de http://tuvisseisso.blogspot.com.br/2009/06/devastacao-do-planeta-terra-vista-do.html
Nosso planeta, a Terra, é um dos planetas que giram ao redor do Sol.
Há muitos anos atrás, acreditava-se que a Terra era o centro do Universo e que todos os demais astros giravam ao redor dela.
Hoje sabe-se que a Terra e os demais planetas do Sistema Solar é que giram ao redor do Sol que, por sua vez, é um ponto relativamente pequeno do Universo.
Os planetas do Sistema Solar - Imagem retirada de http://francasnunes.blogspot.com.br/2012/03/sistema-solar.html
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Exemplo de Encolhimento de Território
Imagem retirada de http://odeporica.blogspot.com.br/2011/03/confissoes-de-darcy-ribeiro-um.html
O povo indígena Bororo, atualmente possuem seis terras indígenas demarcadas no Estado do Mato Grosso que, na verdade constituem um único território maior em que as aldeias estão próximas umas das outras.
E mesmo esse território é ainda 300 vezes menor do que o território tradicional, onde os Bororo viviam anteas da colonização da população não indígena.
O território deles estendia-se desde a metade sul do Estado de Goiás, passando à parte do território de Mato Grosso ate a Bolívia.
O município e a Cidade
No Brasil, o município é a divisão territorial dos estados, ou seja, todos residimos em um município, que é administrado pelo prefeito e as leis municipais são responsabilidade da Câmara de vereadores.
A cidade é a sede do município, mesmo que seja um povoado muito pequeno, onde se localiza a prefeitura e outros órgãos administrativos.
A maioria dos municípios possuem área urbana e área rural. No entanto, alguns municípios não possuem mais área rural, mas apenas área urbana, pois a cidade cresceu tanto que cobriu todo o município como, por exemplo, São Paulo.
Quem define onde começa e onde termina a área urbana de um município é a câmara de vereadores através de uma lei: a Lei Municipal do Perímetro Urbano. As áreas do município que estão fora desse perímetro são as áreas rurais. Essa lei pode ser sempre modificada podendo fazer o perímetro urbano englobar toda área municipal.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Casa: Um Lugar Especial
De todos os lugares que frequentamos, a casa é o mais especial, pois é nela que convivemos com as pessoas mais importantes para as nossas vidas: a nossa família. É com ela que vamos compartilhar nossas alegrias, tristezas, frustrações, problemas, sonhos, projetos, etc.
Além disso, nós nos utilizamos de nossa casa para nos protegermos do frio, do Sol, da chuva, do vento; para descansarmos, para realizarmos nossa higiene, para guardarmos nossos obejtos, e assim por diante...
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Os Lugares que Frequentamos
No nosso dia-a-dia, frequentamos inúmeros lugares por diferentes razões. Vamos porque queremos ou vamos porque temos que ir.
A lista é enorme: escola, onde aprendemos coisas importantes para a nossa vida e onde aprendemos a conviver com outras pessoas; hospital, para onde vamos quando há algo de errado com a nossa saúde; cinemas, para assistir filmes; aos estádios e ginásios, para assistir ou praticar esportes; aos supermercados, para comprar produtos variados e necessários para a nossa vida; à padaria, para comprar pães; à casa de parente ou amigos, para visitá-los; e assim por diante.
domingo, 1 de abril de 2012
Se a nossa casa se localiza em uma cidade, ela estará em um bairro dessa cidade. Nesse bairro poderá haver lojas, formações, escolas, mercados e/ou supermercados, açougues, igrejas, padarias, bancos, etc.
Todos esses lugares ajudam as pessoas que moram próximas à eles, por exemplo, se alguém estiver precisando de um novo par de sapatos não precisará fabricá-los, basta comprá-los em alguma loja mais ou menos próxima de sua casa.
Ao mesmo tempo, a própria loja de sapatos pode empregar pessoas do bairro. O mesmo vale para os demais estabelecimentos presentes no bairro.
Assinar:
Postagens (Atom)